UEFA.com funktioniert besser bei anderen Browsern
Um das bestmögliche Erlebnis zu haben, empfehlen wir, Chrome, Firefox oder Microsoft Edge zu verwenden.

Fases finais da UEFA com experiência no desempate por penalties

Schiedsrichterwesen

O EURO Feminino Sub-17, na República Checa, vai ser o palco de uma experiência, onde a ordem dos marcadores de penalties no desempate vai ser mudada.

A alemã Caroline Siems bate a espanhola Noelia Ramos, no desempate por penalties na final do EURO Feminino Sub-17 de 2016
A alemã Caroline Siems bate a espanhola Noelia Ramos, no desempate por penalties na final do EURO Feminino Sub-17 de 2016 ©Sportsfile

Uma experiência, com a alteração na ordem da marcação de penalties em desempates, vai ter lugar no Campeonato da Europa Feminino Sub-17 da UEFA, na República Checa, que começa esta terça-feira.

A experiência foi aprovada pelo International Football Association Board (IFAB) , organismo responsável pelas leis da modalidade, como parte da sua iniciativa "play fair", e a UEFA concordou em participar. O objectivo é ver se a vantagem que uma equipa tem ao começar primeiro, e manter essa ordem, pode ser reduzida.

Assim, a equipa que marcar primeiro não vai manter essa ordem até ao fim, como acontece até agora, havendo alternância durante as séries, como explicado abaixo.

O sistema experimental vai funcionar da seguinte forma:

• 1º remate: Equipa A – 2º remate: Equipa B

• 3º remate: Equipa B – 4º remate: Equipa A

• 5º remate: Equipa A – 6º remate: Equipa B

• 7º remate: Equipa B – 8º remate: Equipa A

• 9º remate: Equipa A – 10º remate: Equipa B

Em caso de igualdade

• 11º remate: Equipa B – 12º remate: Equipa A

Se a igualdade se mantiver

13º remate: Equipa A – 14º remate: Equipa B,

e assim sucessivamente …

A experiência também vai decorrer na fase final do Campeonato da Europa Sub-17 da UEFA, na Croácia, que começa na quarta-feira.

O IFAB diz que a experiência vem no seguimento de provas cada vez mais concludentes de que o actual formato, conforme enunciado nas Leis do Jogo como forma de decidir o vencedor de um jogo, dá uma vantagem desigual para a equipa que inicia o desempate primeiro.

O fundamento é que o jogador que cobra o segundo remate numa série está sob maior pressão mental, pois se o adversário marcou, uma falha sua pode significar a perda imediata do jogo, especialmente a partir da quarta série, ou seja, 7ª e 8ª tentativas.

No desempate por penalties, como se verifica actualmente, o árbitro atira primeiro uma moeda ao ar para decidir em que baliza vai ter lugar. E, tal como agora, atira novamente a moeda ao ar para decidir qual das equipas começa.