Champions League Offiziell Live-Ergebnisse & Fantasy
Erhalten
UEFA.com funktioniert besser bei anderen Browsern
Um das bestmögliche Erlebnis zu haben, empfehlen wir, Chrome, Firefox oder Microsoft Edge zu verwenden.

Comité Executivo decide palcos das finais de 2015

O Olympiastadion, em Berlim, e o Estádio Nacional de Varsóvia, serão os palcos das finais de 2014/15 da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, respectivamente.

Estádio Nacional de Varsóvia
Estádio Nacional de Varsóvia ©AFP/Getty Images

A final da edição 2014/15 da UEFA Champions League será jogada no Olympiastadion, em Berlim, enquanto o Estádio Nacional de Varsóvia irá receber a decisão da UEFA Europa League.

A decisão sobre os locais que vão receber as duas finais dentro de dois anos foi anunciada esta terça-feira pelo Comité Executivo da UEFA, reunido em Londres.

Inaugurado em 1936 para receber os Jogos Olímpicos, o Olympiastadion situa-se na zona este de Berlim e tornou-se a casa do Hertha BSC Berlin em 1963. Recebeu três jogos do Campeonato do Mundo de 1974 e mais seis quando o Mundial regressou à Alemanha em 2006, incluindo a final entre a França e a Itália.

O estádio, que passou quatro anos em obras para estar pronto a tempo do Mundial de 2006, é palco da final da Taça da Alemanha desde 1985. Na próxima época vai voltar a receber jogos da Bundesliga após o Hertha se ter sagrado campeão da segunda divisão este mês. Com capacidade para 74 mil pessoas, o Olympiastadion recebe também outros grandes eventos, incluindo concertos.

O mesmo se pode dizer do Estádio Nacional de Varsóvia, embora talvez seja mais conhecido como o local do jogo de abertura do UEFA EURO 2012. Localizado na margem oriental do rio Vístula, no distrito de Praga Poludnie, o recinto encontra-se no local do antigo Estádio Décimo Aniversário que, em parte construído com escombros recolhidos a partir do lugar da Revolta de Varsóvia, ali tinha estado desde 1955.

Principalmente um estádio de futebol, recebeu também provas de atletismo e de ciclismo e, em 1983, o Papa João Paulo II rezou ali uma missa para 100 mil fiéis. Nesse mesmo ano recebeu o último jogo internacional e, em seguida, caiu em desuso tornando-se num bazar desde 1989. Após a sua reconstrução para o UEFA EURO 2012, o estádio, que tem um tecto retráctil, reabriu em Janeiro de 2012.

Com capacidade para 57 mil pessoas, recebeu cinco jogos do último Campeonato da Europa – três da fase de grupos, um dos quartos-de-final, entre Portugal e a República Checa e a meia-final entre a Alemanha e a Itália.

O Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, vai receber a final da UEFA Champions League em 2014, enquanto o Juventus Stadium, em Turim, será o palco da final da UEFA Europa League.